Tudo para você aprender hinode.

VENDA DIRETA: 5 Erros que vocÊ não pode cometer

Você sabia que até mesmo os revendedores mais experientes podem cometer erros que comprometem o sucesso da venda direta? É claro que todos nós podemos falhar, o problema maior é se acomodar e não fazer absolutamente nada para mudar. Persistir no erro pode comprometer seriamente o resultado das vendas.

Sendo assim, sempre que você notar que o seu desempenho no trabalho está baixo, procure avaliar quais motivos o levaram a cair. Geralmente, não é fácil identificar as próprias falhas, mas isso é possível, fique atento e continue lendo este artigo!

Acompanhe os 5 principais erros que prejudicam suas vendas e fique bem longe deles:

1. FALAR DEMAIS ESPANTA A CLIENTELA

Falar demais é um erro clássico. Muitos revendedores acreditam que é necessário “despejar” todas as informações sobre o produto de uma só vez, como se isso fosse interessante para o cliente. Assim, se transformam em verdadeiros tagarelas: o tipo de profissional que todo mundo quer distância.

É preciso saber ouvir o que o consumidor deseja para ter a oportunidade de conhecer suas reais necessidades. Caso contrário, você será visto como alguém que quer apenas vender para se dar bem.

Outra vantagem de saber ouvir é poder rebater os obstáculos que o cliente coloca para não comprar. Quando você dá uma chance para que ele exponha sua opinião, por exemplo, descobre receios, dúvidas e expectativas em relação ao produto.

Dessa forma, fica muito mais fácil negociar, porque você vai falar apenas aquilo que é certo, no momento ideal.

2. NÃO FOCAR NA VENDA DIRETA

Se, por um lado, alguns revendedores falam desenfreadamente sobre um produto e prejudicam a negociação, outros se esquecem de focar na venda direta.

Isso acontece porque existe uma preocupação em parecer “legal”, o que faz com que eles conversem demais sobre assuntos diversos com o objetivo de fazer amizade e ganhar a confiança do potencial comprador.

Nesses casos, o tempo que o consumidor tem disponível para a visita acaba e ele começa a lembrar dos compromissos que precisa resolver no dia a dia. Resultado: a venda não é concluída.

É importante criar um relacionamento amigável com o cliente, mas é preciso ser, acima de tudo, um profissional focado na negociação.

Por isso, jamais desperdice o tempo falando sobre temas como clima, futebol ou política. Leve em consideração que o que você tem a oferecer é bom para o cliente, vai deixá-lo mais feliz e deve ajudá-lo a satisfazer alguma necessidade. Confie no seu produto.

3. NÃO CONHECER AS FUNCIONALIDADES DOS PRODUTOS É UMA FALHA GRAVÍSSIMA

Imagine a seguinte situação: o cliente faz uma determinada pergunta a respeito de um produto. O revendedor, por sua vez, não sabe responder, pois não se interessou em descobrir as funcionalidades daquilo que vende.

Sabe qual é o resultado disso? O cliente não se sente seguro para comprar. Afinal, a pessoa que está recomendando o produto não conhece os benefícios oferecidos e, por esse motivo, não transmite a certeza de que aquela será uma compra útil.

O problema ainda é pior quando o consumidor sabe mais sobre o produto do que o próprio vendedor, pois pesquisou no Google.

Então, independentemente de quem seja o seu público-alvo, conhecer bem todos os produtos que você oferece é essencial na venda direta. Mostre que é um especialista e tire todas as dúvidas para ajudar seu cliente a fazer uma boa escolha.

4. NÃO PERSONALIZAR O ATENDIMENTO PREJUDICA O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Hoje, como o mercado está mais competitivo e o consumidor tem mais opções de compra, personalizar o atendimento é um detalhe que faz toda a diferença.

Isso porque cada pessoa possui características e preferências próprias, o que significa que padronizar a forma de atender o público é o mesmo que tratá-lo de forma fria ou mecânica.

Sendo assim, é importante conhecer o seu cliente, para dar a ele um atendimento único, e chamá-lo pelo nome em vez de usar tratamentos formais. Perceba quais são seus interesses e informe-o sobre o lançamento de suas marcas preferidas. Enfim, receba seu cliente da mesma forma como você gostaria de ser recebido.

O revendedor que consegue se colocar no lugar do outro tem mais chances de conquistar as pessoas e aumentar o faturamento. O atendimento personalizado faz o cliente se sentir especial.

Exercite a habilidade de agradar o seu público e, em pouco tempo, você vai perceber que será reconhecido como um revendedor que é referência no que faz. Pense nisso!

5. DESPREZAR A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA É UM DESPERDÍCIO DE TEMPO E DINHEIRO

tecnologia não é mais vista como artigo de luxo ou de acesso limitado a poucos, mas como um recurso essencial para o sucesso de um negócio. Hoje é possível administrar suas vendas por aplicativos de celular fáceis de usar.

Essas ferramentas ajudam você a planejar sua rotina de trabalho, disponibilizam cadastro de clientes completos com registro de compras, oferecem catálogos de produtos on-line e muitos outros serviços que te trazem mais tempo, já que você não vai ter que anotar tudo em um caderno.

Ao se render aos encantos da tecnologia, você vai ganhar mais produtividade no trabalho e aumentar as vendas. E o melhor: ainda vai sobrar tempo para ficar com a família, descansar ou fazer qualquer outra coisa que você gostaria de fazer antes, mas não tinha tempo disponível.

Percebeu que a maioria dos erros apresentados são situações que podem acontecer com qualquer revendedor desatento? Na hora de abordar um cliente, é importante saber se comportar com bom senso, ou seja, não falar demais, evitar entrar em assuntos polêmicos só para puxar conversa, ouvir o cliente e focar na venda direta.

Outra dica importante é se manter atualizado sobre as tendências de mercado e investir em tecnologias capazes de ajudar você a impulsionar as vendas e a ter mais qualidade de vida. É preciso buscar melhorias constantes para tornar sua atividade prática e lucrativa.

E então, o que achou dos principais erros que acontecem na venda direta? Conseguiu se identificar, ou já teve alguma experiência relacionada a esses problemas? Vamos trocar uma ideia. Deixe um comentário!

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

%d blogueiros gostam disto: